Campo Grande, Quinta-Feira , 18 de Janeiro - 2018


Email: marcoeusebio@marcoeusebio.com.br
O ministro Carlos Marun (Secretaria de Governo) diz que é 'história de fantasma

Postado por Marco Eusébio , 18 Janeiro 2018 às 12:00 - em: Principal

Carlos Marun negou que o governo Michel Temer tenha sido lento em afastar quatro vice-presidentes da Caixa, como recomendou o Ministério Público Federal, sob suspeita de tráfico de influência na instituição. Em meio a tantas assombrações, questionado se o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, condenado e preso na Lava Jato, influênciou no comando do banco estatal, conforme acusa o MPF, o ministro da Secretaria de Governo respondeu ontem: "Isso é história de fantasma". Para Marun, "as pessoas que foram afastadas terão agora a chance de se defender, de estabelecer o contraditório. O governo não demorou para agir, a reação foi pronta e no momento que se avançou na posição do BC. O governo fez o que é adequado. As atitudes são adequadas". (Com O Globo)




Flávio Henrique estava internado desde o fim de semana e foi mais uma vítima da doença em MG

Postado por Marco Eusébio , 18 Janeiro 2018 às 11:00 - em: Principal

O músico e compositor Flávio Henrique, de 49 anos, diretor presidente da Empresa Mineira de Comunicação, à qual estão vinculadas a Rede Minas (a TVE de Minas Gerais) e a Rádio Inconfidência, morreu na manhã de hoje vítima de febre amarela, conforme o Hospital Mater Dei, de Belo Horizonte, informa o G1 da Globo. Postagens no Facebook informavam que o presidente da EMC deu entrada na última sexta no hospital com dor de cabeça e mal-estar. No fim de semana, ele foi transferido para o CTI. O músico integrava o Quarteto Cobra Coral, tinha mais de 180 músicas gravadas e foi parceiro de Milton Nascimento, Paulo César Pinheiro, Chico Amaral, e Toninho Horta. Lançou oito CDs autorais e um DVD. O último trabalho é o CD "Zelig", de 2012. De julho de 2017 até agora foram confirmados 22 casos da doença e 15 mortes em Minas (sem contar a do músico) conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde.




Autor: Marcia Scherer (*) , 18 Janeiro 2018 às 10:20 - em: Falando Nisso

Caiu um meteoro nos EUA, as imagens mostraram o objeto celeste cruzando o céu e causando até tremores. De quem é a culpa pelo meteoro? Está fazendo um frio congelante em várias partes do mundo, chegando a menos 60 graus na Rússia. Advinha de quem é culpa? O pantanal pode ter a maior cheia de todos os tempos. Você já sabe de quem é a culpa, né?
 
Do Bernal, é claro!
 
Nos últimos anos têm sido assim aqui pelas bandas da cidade Morena. Fez cagada, errou, não gostou, foi acusado? Culpa o Bernal, ué.
 
Essa história de “culpa do Bernal” já até meio que virou brincadeira entre as pessoas que fazem parte das relações mais próximas dele, de tão esdrúxula que ela é.
 
Mas ela tem um lado cruel, pois além de massacrar uma pessoa, com acusações, mentiras, dedos apontados, ela ainda mostra o lado covarde e desumano de quem não é capaz de assumir suas próprias responsabilidades e procura escapar da opinião pública, simplesmente culpando o Bernal.
 
Agora, a culpa dos “erros” na taxa do lixo também é do Bernal.
 
Mesmo ele tendo saído há mais de um ano da prefeitura, mesmo ele tendo cancelado o contrato com a empresa de lixo, mesmo ele tendo passado por tudo o que passou e provado, uma a uma, que suas ações estavam corretas, mesmo com o golpe, com as perseguições, com a falta de apoio da classe política, mesmo assim, ainda tentam o culpar por algo em Campo Grande.
 
Eu não gosto nem um segundo da atual administração. Acho ela fraca, ruim mesmo, mas eles acabaram de acrescentar algo no meu desgosto: a covardia. Detesto covardes! São os piores tipos, porque não medem esforços para se eximir de qualquer responsabilidade. Se escondem nas sombras e quando são chamados à luz, simplesmente fogem. Detesto covardes!
 
Por isso admiro Bernal. Ele tem coragem. Assume o que precisa. Mostra as causas, mas não foge da responsabilidade. Ele fica firme, corrige o que é preciso, melhora o que é necessário e assume o seu papel.
 
Esse é o verdadeiro papel de um líder: assumir, ficar firme e aguentar. Líderes não se escondem em desculpas esfarrapadas. Líderes não permitem que outros sejam responsabilizados. O verdadeiro líder assume os erros, ainda que tenham sido cometidos por seus subordinados.
 
Voltando à taxa do lixo. É muita cara de pau da atual administração querer culpar o Bernal. O projeto foi todo criado, apresentado e aprovado em 2017. Todos os servidores comissionados que fazem parte dessa administração são contratados por essa administração. Nunca houve acordo para contratação de ninguém, isso foi dito pelo próprio atual prefeito para diversos veículos de comunicação.
 
O compromisso de apoio de Bernal ao atual gestor foi assinado em público, nunca citou a contratação de ninguém, mas firmou compromissos importantes, entre eles a não contratação de pessoas denunciadas ou envolvidas na operação coffee break, e não está sendo cumprido.
 
Será que já não está na hora da atual gestão assumir suas responsabilidades? Já faz mais de um ano que estão na prefeitura. Eles têm apoio e recursos do Governo do Estado. Têm apoio irrestrito da Câmara Municipal, que aprova tudo o que enviam em tempo recorde, inclusive a famigerada taxa do lixo. Estão usando recursos da Agereg, Agetran, Cosip, que até 2016 eram carimbados e portando não podiam ser usados em outras áreas, com o que querem, sem virar notícia negativa, ou alguém entrar com ação contra.
 
O atual prefeito até saiu de férias para descansar.
 
Os veículos de imprensa, na sua maioria, têm sido complacentes com a atual administração. Ações que eram cobradas, com agressividade, da administração Bernal, agora não são nem citadas. Situações que eram tidas como “culpa do Bernal”, agora são culpa do povo, que joga lixo nos terrenos, que não paga, que faz algo errado... 
 
Ainda assim, com todas essas facilidades, o atual prefeito não mostrou a que veio. Não está dando conta do recado. E para piorar tudo, não quer assumir suas “cagadas”, prefere usar apoiadores e veículos de comunicação de amigos para jogar a culpa no Bernal.
 
Se bem que é como disse uma colega: a culpa é do Marquinhos e ele joga em quem ele quiser, nesse caso na “geni de alguns políticos campo-grandenses”, o Bernal. 
 
(*Marcia Scherer é publicitária, especialista em marketing político, foi superintendente de comunicação na administração Alcides Bernal)



Tânia Garcia de Freitas Borges, desembargadora do TJ-MS e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de MS

Postado por Marco Eusébio , 18 Janeiro 2018 às 09:00 - em: Principal

O Ministério Público denunciou à Justiça, por improbidade administrativa, a desembargadora do Tribunal de Justiça (TJ-MS) Tânia Garcia de Freitas Borges. Conforme a denúncia, ela teria usado o cargo para ameaçar de prisão o diretor do presídio de Três Lagoas, informou a TV Morena. Os promotores pedem pagamento de multa e perda de direitos políticos, o que pode afetar o trabalho dela como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS). Veja aqui no site da emissora.




Postado por Marco Eusébio , 18 Janeiro 2018 às 08:00 - em: Principal

O Estado de S.Paulo - SP
"Área econômica quer barrar socorro do FGTS à Caixa"
 
O Globlo - RJ
"País reduziu em 33% verba para prevenir epidemias"
 
Folha de S.Paulo - SP"
"Temer passa para a Caixa decisão sobre vices afastados"
 
Correio do Estado - MS
"Comissionados teriam saboado taxa do lixo"
 
A Tarde - BA
"Veto ao Refis é ameaça a empregos na Bahia"
 
Diário de Cuiabá - MT
"Quem não fez nada de errado não teme absolutamente nada"
 
Correio Braziliense - DF
"Hospital de Base inicia seleção para 708 vagas"
 
Zero Hora - RS
"Processos de feminicídios subiram 36% no Estado"
 
Diário Catarinense - SC
"Drama, perdas e apreensão"
 
Jornal do Commercio - PE
"Recife dobra vacinados por febre amarela"
 
Gazeta de Alagoas - AL
"Pente-fino do INSS cancela 4.490 benefícios em Alagoas"



Cobrança da taxa que já havia sido suspensa pelo prefeito, agora também tem decisão judicial contrária em Campo Grande

Postado por Marco Eusébio , 17 Janeiro 2018 às 18:30 - em: Principal

O juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, determinou hoje a suspensão da taxa de coleta lixo. A decisão liminar, de caráter temporário, atende pedido feito pelo vereador Lívio Viana (PSDB). A cobrança da taxa já havia sido suspensa pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), depois de uma série de reclamações sobre cobrança abusiva, atribuída pela prefeitura à equipe técnica que elaborou o reajuste, antes previsto para 2,56% que chegou a superar 40% e foi embutido no boleto do IPTU. A situação sobre o assunto, prossegue indefinida até o prefeito enviar novo projeto sobre a taxa para a Câmara.




Fronteira do Brasil e Venezuela: Itamaraty recomenda a brasileiros evitarem viagens 'não-essenciais' ao país vizinho

Postado por Marco Eusébio , 17 Janeiro 2018 às 18:00 - em: Principal

Brasileiros devem evitar viagens "não-essenciais" à Venezuela. É o que recomenda o Itamaraty que aumentou hoje o 'alto grau de alerta' nas viagens ao país vizinho, devido à crise de segurança no território comandado por Nícolas Maduro. No sistema usado pelo Ministério das Relações, a recomendação de evitar viagens não-essenciais é a segunda mais restritiva, diz o site G1. Fica só atrás da recomendação "não viajar".




Banner do evento diz que renda servirá para levar caravana que vai de MS rumo a Porto Alegre

Postado por Marco Eusébio , 17 Janeiro 2018 às 13:45 - em: Principal

Com o tema "O nosso bloco é a resistência", petistas e demais apoiadores do ex-presidente vão promover evento pré-carnavalesco em defesa de Lula, na próxima sexta-feira, em Campo Grandre. O "CarnaLula2018" será a partir das 21 horas na sede local da CUT, na Travessa Coronel Eduardo Gomes, próxima à entrada da Feira Central. O ingresso custa 10 reais e a renda será revertida para custear a caravana que sairá da Capital de MS rumo à Porto Alegre, onde o TRF4 vai julgar na semana que vem o recurso de Lula contra a condenação no caso triplex.




Silvio irá gravar amanhã programa com Michel Temer, que busca apoio popular à reforma da Previdência

Postado por Marco Eusébio , 17 Janeiro 2018 às 12:30 - em: Principal

Em busca de apoio popular ao projeto, o presidente Michel Temer vai gravar amanhã sua participação no programa de Silvio Santos para falar da reforma da Previdência. "A atração só vai ao ar no final do mês, mas Silvio pediu para antecipar a gravação porque viajará para Orlando e passará três meses fora do Brasil", diz o Lauro Jardim em blog no O Globo.



Ricardo Ayache e o prefeito de Coxim, Aluízio São José, em reunião com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira

Postado por Marco Eusébio , 17 Janeiro 2018 às 11:15 - em: Principal

O médico Ricardo Ayache, vice-presidente regional do PSB, e o prefeito de Coxim, Aluízio São José, presidente estadual da sigla, se reuniram nesta semana em Brasília com o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira. Em pauta, a participação da legenda nas chapas majoritárias. Em Mato Grosso do Sul, Ayache, que é presidente da Cassems, tem sido sondado por diversos outros partidos para reforçar alianças. Neste ano, o PSB pretende disputar de nove a onze cadeiras de governador Brasil afora.