Presidente da Funai é exonerado e diz que caiu por 'não compactuar com o malfeito'

BBC Brasil/Reprodução
Presidente da Funai é exonerado e diz que caiu por 'não compactuar com o malfeito'
Costa diz que foi exonerado por 'não compactuar com o malfeito'
A Funai está sem presidente nacional. Antônio Fernandes Toninho Costa, que havia sido indicado pelo PSC para o cargo, foi exonerado hoje pelo chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, conforme publicação no Diário Oficial da União. Em meio aos conflitos agrários de índios e produtores, como o ocorrido no Maranhão no fim de semana. 
 
A decisão desagrada lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul que em abril chegaram a bloquear a rodovia BR-163 cobrando um coordenador titular do órgão em Campo Grande, defendendo a permanência de Costa na presidência nacional e rejeitando qualquer indicação do deputado federal Carlos Marun (leia aqui).
 
Ao site G1 da Globo, Costa disse por Whatsapp que foi exonerado por "ser honesto", estar submetido a um ministro "ruralista" (Osmar Serraglio, da Justiça), e não ter acatado indicações de 20 pessoas "que nunca haviam visto um índio" para a Funai, feitas pelo líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE). "Estou sendo exonerado por ser honesto e não compactuar com o malfeito e por ser defensor da causa indígena diante de um ministro ruralista", afirmou.
 
No Planalto, a informação é de que ele foi exonerado por ineficiência à frente do cargo. André Moura disse à TV Globo que é normal parlamentares indicarem nomeações e que não conhece os indicados feitos por "vários deputados" para saber se "já tinham visto algum índio ou nâo na vida".


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 05 Maio 2017 às 12:00 - em: Principal


MAIS LIDAS