Pela primeira vez, candidato com Síndrome de Down disputa vaga de vereador em MS

Paulo Ribas/Correio do Estado Reprodução
Pela primeira vez, candidato com Síndrome de Down disputa vaga de vereador em MS
Juliano Varela em sessão de fotos para a campanha
Pela primeira vez, uma pessoa com Síndrome de Down vai disputar neste ano uma cadeira de vereador em Mato Grosso do Sul. Juliano Varela, de 32 anos, é candidato a uma vaga na Câmara de Campo Grande pelo PSD em uma candidatura coletiva [quando duas pessoas ou mais participam, mas só uma assume o cargo como titular] com o professor Marcio Ximenes Ramos, ex-presidente do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac).
 
Maria Lúcia Fernandes, a Malu”, que criou na Capital em 1994 uma entidade com o nome do filho – a Associação Juliano Varela – para auxiliar crianças com Síndrome de Down, contou ao Correio do Estado que o senador Nelsinho Trad e o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, que presidem respectivamente o PSD no Estado e no Município, e também o vice-governador Barbosinha, haviam feito o convite há algum tempo, mas ela havia recusado devido à deficiência intelectual do filho para ocupar o cargo.
 
“O vice-governador Barbosinha e o Nelsinho me propuseram isso há algum tempo e, imediatamente, disse não. Depois, o Pedro Pedrossian Neto me chamou para uma reunião e voltou a fazer o convite, e mais uma vez disse não”, contou Malu. “Porém, há duas semanas, o Nelsinho me explicou que seria possível fazer um mandato coletivo, ou seja, caso o Juliano seja eleito, não seria vereador sozinho, teria uma outra pessoa com ele no mandato, que não tenha deficiência intelectual”, explicou Maria Lúcia. “Estamos proporcionando uma candidatura que defenda a inclusão das pessoas com deficiência com propriedade de quem sofre com as barreiras e o preconceito da sociedade. Essa é a principal intenção do PSD”, disse Nelsinho, ao jornal.


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 20 Agosto 2024 às 14:00 - em: Principal


MAIS LIDAS