Para o Mamão, como para Manoel: Liberdade caça jeito Alan 'Kaká' Brito (*)

Para o Mamão, como para Manoel: Liberdade caça jeito

Escreveu sobre si e sobre nós o menino-passarinho Manoel de Barros: "Quem anda no trilho é trem de ferro. Sou água que corre entre pedras - liberdade caça jeito".
 
Ao descobrir que o amigo Ilmar Renato, o Mamão, foi chamado para participar do BBB 17, e aceitou, de bate-pronto eu fiquei assustado e um misto de sentimentos me tomou. Só consegui expressar em voz alta: "Mamão, seu doido!!!".
 
Pois bem.
 
Não tardou para o "buzz" da notícia nas redes sociais e com ele uma enxurrada de apoios, piadas prontas – bem condizentes com a personagem – e claro, uma enxovalhada de críticas descabidas. "Afinal, o que um militante da esquerda está fazendo neste programa?". Em resumo e minimizando o criticismo latente, este foi o questionamento mais levantado.
 
De um lado vi deslumbrados com a possibilidade revolucionária – mas hein? – que a participação de alguém como o Ilmar poderia ter no programa. De outro um sentimento de traição com "as causas" que esta mesma participação seria. 
 
Nem tanto ao mar, nem tanto ao céu, diz o provérbio português. Não há no amigo Mamão trairagem alguma, principalmente com as bandeiras. Menos ainda há o impositivo de que ele seja um militante "24 horas por dia". Ainda mais na "casa mais vigiada do país".
 
Não sou ingênuo quanto ao "casting" desse programa: não foi a beleza do Ilmar que o pôs no programa, mesmo por que... 
 
Há a pretensão clara de levar para dentro da casa do debate das redes e das ruas. Não é de hoje que a produção do programa faz isso e com exímia destreza. São profissionais gabaritados, competentes e astutos. Vide que apenas o anúncio da participação de nosso querido amigo frutuoso já causou frisson. O objetivo de chamar a atenção e causar o debate em uma parcela que não se vê no programa foi concluído por eles com êxito.
 
"O programa é um fenômeno comunicacional que reflete todo um contexto social que inclui até mesmo o mau uso das concessões públicas. Ou seja, ficar criticando quem assiste - maior parte da população - é ignorar que há um bom tempo as pessoas não consomem nada passivamente. (...) Além disto, o que acho mais preocupante nestas críticas são as pessoas se colocarem em um pedestal, como se não fizesse parte da sociedade que consome o BBB. Se identificar neste universo é o primeiro passo para mudá-lo", comentou em rede social a jornalista Tainá Jara.
 
Pertinente, a jornalista expressa uma verdade: todo espaço está em disputa. O objetivo não é ganhar a hegemonia de pensamento dos consumidores deste entretenimento, mas se com a participação do Mamão for possível colocar uma cunha em alguns pontos que não entram na programação da Globo, isto já é algo valioso. Mas não é esse o objetivo, reitero.
 
Deixa o cara ir lá e se divertir. Falar as PRÓPRIAS verdades. Não as minhas, não as suas. As dele.
 
Há de se lembrar quem é o Ilmar: mais um cara. Um cara interessante. Um maluco de carteirinha. Ontem mesmo vi um meme em que o Mamão é comparado ao saudoso Patropi! Quer alguma coisa mais deliciosamente exata que essa comparação?
 
Desejo que ele encante a todos como nos encanta e com isso fique por lá tempo o bastante para ganhar o coração e a mente das pessoas, não para as causas, por que elas são coletivas e maiores que ele, mas para si, pois ele cabe onde achar que cabe. 
 
(*Alan de Farias Brito, o "Kaká", é jornalista, analista de mídias sociais e amigo de Ilmar "Mamão". Mudou-se de Campo Grande para a Bahia início deste ano e de lá acompanha a vida em MS e a participação do amigo no Reality Show)
 


Deixe seu comentário


Postado por: Alan 'Kaká' Brito (*), 21 Janeiro 2017 às 12:30 - em: Falando Nisso


MAIS LIDAS