Ouça "Cidade Morena", samba inédito de Cartola em homenagem a Campo Grande

Fotos Divulgação/Reprodução
Ouça "Cidade Morena", samba inédito de Cartola em homenagem a Campo Grande
Mestre Cartola e o engenheiro Celso Higa, historiador de Campo Grande

Depois de sete anos pesquisando a história do samba "Cidade Morena", feito pelo compositor Cartola em parceria com Nuno Veloso em homenagem a Campo Grande, o engenheiro Celso Higa, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, fez uma gravação artesanal da música que você pode ouvir aqui na seção GARIMPANDO HISTÓRIA do Blog que divulga em primeira-mão a composição inédita, com colaboração do jornalista Ítalo Milhomem, amigo de Higa. 

"Cartola chegou em 1962 para participar das festivadades do aniversario da cidade, veio para inaugurar a Praça do Rádio (Praça da República). Demorei sete anos garimpando essa curiosidade musical, até ouvir o parceiro do Cartola (Nuno Veloso) cantarolar por telefone, após nove interurbanos dominicais ao bairro de  Ipanema, no Rio de Janeiro, onde ele mora", conta Celso Higa, que também conversou com Dona Zica, viúva de Cartola, enquanto ela era viva. Higa lembra que "Campo Grande tem o apelido de Cidade Morena porque no início do século 20, quando ainda não tinha asfalto nem paralelepípedo, a poeira da terra vermelha da região alterava a tez das pessoas, deixando-as mais morenas".

"A música só não foi pra frente porque o Jânio Quadros (nascido em Miranda, mas registrado em Campo Grande) renunciou à Presidência do Brasil e essa homenagem musical (que tem uma alusão a ele) foi levada ao ostracismo".  Clicando no ícone abaixo, você ouve a gravação feita por Celso Higa "só para registro e guardar no meu arquivo pessoal", explica. O violão solo, com os fraseados, é do José Boaventura Sá Rosa "meu finado amigo  e uma referência cultural no MS, que era engenheiro eletricista como eu". "Os sons do surdo e tamborim foram sampleados em estúdio", explica Higa.

Veja a letra e ouça o samba inédito de Cartola...
 
CIDADE MORENA
(Nuno Veloso e Cartola)
 
És Cidade Morena,
muito embora pequena,
de valor tradicional.
Do Oeste és a fronteira,
modesta e bem brasileira,
graciosa e sem rival.
Berço nobre de um presidente,
a quem felizmente,
dá-se o seu valor.
Campo Grande, és o progresso,
prá quem de coração peço
um futuro promissor. 



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 22 Fevereiro 2012 às 12:56 - em: Garimpando Historia


MAIS LIDAS