Megaciberataque mundial de vírus faz Judiciário desativar e-mails em MS

Reprodução
Megaciberataque mundial de vírus faz Judiciário desativar e-mails em MS
Site do TJ-MS exibe comunicado urgente sobre ataque de vírus comunicação em mais de 70 países

Um megaciberataque derrubou sistemas de comunicação de empresas e serviços públicos em vários países, inclusive o Brasil, nesta sexta-feira. Em Mato Grosso do Sul, por prevenção, o Tribunal de Justiça (TJMS) comunica que "os e-mails do Poder Judiciário de MS serão parados hoje, às 16h, devido a um ataque maciço de vírus no mundo inteiro".

Os ataques começam por meio de link enviado por e-mail, por isso não se deve abrir e-mails suspeitos. "Por precaução, a TI deixará indisponível o serviço durante o restante do dia de hoje e irá monitorar o sistema, para eventuais medidas mais complexas", acrescenta do TJMS. Em São Paulo, os sites do Tribunal de Justiça e do Ministério Público estão fora do ar.

O ataque atinge uma falha do Windows e faz aparecer nas telas de computadores mensagens pedindo pagamento de um resgate em bitcoins (moeda digital) para reativar o sistema. Costin Raiu, diretor da empresa russa de cibersegurança Kasperky, disse nas redes sociais que foram registrados mais de 45 mil ataques em 74 países e que o número "está crescendo rapidamente".



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 12 Maio 2017 às 15:20 - em: Principal


MAIS LIDAS