JK, o presidente voador...

Fotos Reprodução/Arquivo
JK, o presidente voador...
Juscelino dormindo em avião da velha Varig e em saudação no desembarque

Reza a lenda, confirmada em várias versões de historiadores, que Juscelino Kubitschek adorava viajar nas alturas, fosse de teco-teco, jato, helicóptero ou qualquer outra geringonça que saísse do chão. Dizem que foi voando que olhou o Planalto Central e afirmou que alí construiria Brasilia. A capital federal, inclusive, tem formato de avião. O Plano Piloto, projeto de Lúcio Costa, está desenhado em forma de pássaro no chão do cerrado. Uma história contada hoje pelo site jurídico Migalhas ilustra a fama do "presidente voador". 

 
Leia...
 
Pode descer
 
Juscelino Kubitschek era um personagem de romance. Suas histórias aéreas matavam de medo os companheiros da campanha e, depois, do governo. Para ele, avião é para voar e acabou-se. Uma noite, na campanha, ia descer no interior do RS. As luzes da cidade apagaram-se, o campo não tinha pista iluminada, o piloto quis voltar para Porto Alegre. Juscelino ordenou:
 
– Pode descer. Deus é juscelinista.
 
Desceram. Era. Outra vez, voavam sobre a Amazônia. Pegaram uma tempestade terrível. Raios, trovões. O avião pinoteando no ar, como pipa, os líderes do PSD e PTB apavorados, de olhos fechados, duros, rezavam, suavam. Juscelino sorriu :
 
– Vou dormir um pouco.
 
Ninguém acreditou. Um mais incrédulo levantou-se, foi lá atrás, puxou a cortina da pequena cabine presidencial privativa. Juscelino dormia e roncava. Outra tarde, voltava de Salvador, anoiteceu em Caravelas, mas precisava voltar ao Rio. O piloto avisou :
 
– Governador, o combustível está acabando. Pode ser que não dê para chegar ao Rio.
 
Vieira de Melo, Getúlio Moura, José Maria Alkmin, João Goulart, apavorados, queriam descer em Caravelas. JK insistiu :
 
– Vamos. Lá a gente vê se deu.
 
Deu.


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 03 Outubro 2012 às 16:45 - em: Garimpando Historia


MAIS LIDAS