Dilma e a "maldição" dos vices do PMDB...

Galeria da Presidência da República/Reprodução
Dilma e a "maldição" dos vices do PMDB...
Desde que civis voltaram à presidir o Brasil depois de duas décadas de regime militar, quando o eleito tinha vice do PMDB, partido que domina desde então o Congresso Nacional, este veio a assumir a Presidência. Primeiro, foi o sempre poderoso José Sarney que chegou ao cargo com o falecimento de Tancredo Neves (ambos do PMDB), eleito indiretamente pelo Congresso que nem chegou a ocupar a cadeira-mor do Planalto. 

Depois, o Congresso derrubou Fernando Collor de Mello (PRN). Quem assumiu foi Itamar Franco, que se candidatou pelo PRN, mas havia saído do PL e originariamente do PMDB, partido para o qual voltou tão logo percebeu (ou teria sido informado?) que o titular ia cair do cargo. Ou seja, quando, como vice, assumiu, era, de novo do PMDB. 

Coincidentemente ou não, os únicos que conseguiram cumprir na íntegra o mandato (ou melhor, dois mandatos, com o advento da reeleição) não tinham vice do PMDB. Primeiro, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), cujo vice Marco Maciel era do PFL (atual DEM). E o atual presidente Luiz Ignácio Lula da Silva (PT) que está prestes a concluir seu segundo mandato consecutivo com José Alencar (PR) na vice-Presidência.

Como em política coincidência demais é suspeita, esse "tabú" leva muita gente supersticiosa (ou não) a crer que as pesquisas estejam prevendo grandes possibilidades de Michel Temer (PMDB), vice da petista líder das pesquisas Dilma Rousseff, se tornar presidente. Mistééérios... diria aquela velha e matreira personagem globa, a dona Milú.

Siga o blogueiro no Twitter


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 19 Setembro 2010 às 14:39 - em: Principal


MAIS LIDAS