BBC revela exército de perfis falsos na internet para influenciar eleições no Brasil

Ilustração Kako Abraham, BBC/Reprodução
BBC revela exército de perfis falsos na internet para influenciar eleições no Brasil
Cada funcionário seria responsável por controlar de 20 a 50 perfis falsos nas redes sociais
A história já é antiga e seja em Campo Grande e na maioria das cidades brasileiras de perfis "fakes" criados nas redes sociais por gente paga, muitas vezes com dinheiro público, para elogiar ou atacar políticos. Agora, entretanto, a BBC Brasil em Londres levantou o lado "profissional" dessa malandragem e apurou que perfis falsos criados no Facebook e no Twitter foram usados por pessoas contratadas por uma empresa com base no Rio de Janeiro para manipular opinião pública nas eleições de 2014 no Brasil. A estratégia seria semelhante à usada por russos nas eleições dos EUA. 
 
A reportagem reuniu vasto material com o histórico da atividade online de mais de 100 supostos fakes e identificou 13 políticos que teriam se beneficiado da atividade, dentre eles os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e Renan Calheiros (PMDB-AL) e o atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Não há evidências de que os políticos soubessem que o uso de perfis falsos fazia parte de um serviço de consultoria em redes sociais.
 
Parte desses perfis já vinha sendo pesquisada pelo Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo, coordenado pelo pesquisador Fábio Malini. "Os ciborgues ou personas geram cortinas de fumaça, orientando discussões para determinados temas, atacando adversários políticos e criando rumores, com clima de 'já ganhou' ou 'já perdeu'", explica Malini.  Os fakes, afirma, exploram o chamado "comportamento de manada" em que as pessoas tendem a seguir um líder.
 
Leia a íntegra do material da BBC aqui reproduzido no G1.


Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 08 Dezembro 2017 às 12:30 - em: Principal


MAIS LIDAS