A Caixinha do Adhemar...

Adhemar de Barros em 1936/Reprodução
A Caixinha do Adhemar...
Adhemar de Barros (foto) foi um dos mais influentes políticos de São Paulo e de todo o Brasil durante quase três décadas, dos anos 30 aos anos 60 do recente século passado. Médico, empresário e oriundo de família de tradicionais cafeicultores paulistas, suas campanhas eleitorais eram bem elaboradas e junto com o ex-deputado paulista Hugo Borghi (pioneiro no uso de slogans e do rádio nas campanhas), é considerado um dos pioneiros do marketing eleitoral no Brasil. Um dos slogans de campanha,  não assumido abertamente, era "Ademar rouba, mas faz". A frase teria sido cunhada por seu adversário, Paulo Duarte. Mas em vez de reclamar, ele se apoderou dela e a usou como lema de sua campanha para prefeito de São Paulo, em 1957, se promovendo em cima das inúmeras acusações de corrupção. Reza a lenda que, em um comício em Bauru (SP), Adhemar, batendo a mão no bolso, afirmou:

– "Neste bolso nunca entrou dinheiro do povo!" 

Na plateia, alguém teria gritado: 

– "De calça nova, né doutor?”

Seus adversários diziam também que existia a "Caixinha do Ademar" para financiar as campanhas eleitorais. Em reposta à crítica, após ser inocentado em denúncias de negociatas que se custaram uma época de exílio, Adhemar, ao voltar ao Brasil, encomendou a Herivelto Martins e Benedito Lacerda uma marchinha intitulada "A Caixinha do Adhemar", cuja letra dizia...

“Quem não conhece, Não ouviu falar

Na famosa “caixinha do Ademar”,

Que deu livro, deu remédio, deu estrada,

Caixinha abençoada (…)

Já se comenta de norte a sul

Com Adhemar tá tudo azul.

Deixa falar toda essa gente maldizente,

Deixa quem quiser falar (…)

Essa gente que não tem o que fazer
 
Faz de tudo, mas não cumpre seu dever

Enquanto eles engordam tubarões,

A caixinha defende o bem-estar de milhões”. 


Observadores da política nacional acreditam que Adhemar de Barros fez escola na política brasileira onde diversos políticos que vieram depois dele conseguiram se manter no poder mesmo diante de acusações de enriquecimento com o dinheiro público, adorados pelo povo através de boas campanhas de marketing e seguindo o mesmo lema, não assumido, de "rouba mas faz". Sobre essas acusações, estes, como Adhemar, com certeza continuam dizendo... deixa essa gente falar. 

Siga o Blogueiro no Twitter

Clique no ícone abaixo e ouça a "Caixinha do Adhemar" na voz de Nelson Gonçalves...



Deixe seu comentário


Postado por: Marco Eusébio, 03 Abril 2011 às 20:19 - em: Garimpando Historia


MAIS LIDAS